Fazer um exame habilitado para MpaaS

Fazer um exame habilitado para MpaaS

Este artigo explicará o processo e as etapas para um aluno fazer um exame em um sistema de gerenciamento de aprendizagem em que a supervisão é feita pela extensão do Chrome MPaaS.

Pré-requisitos para fazer o Exame

Para iniciar o exame e o monitoramento via MPaaS, os candidatos precisam se certificar de que possuem os seguintes requisitos:
  1. Os candidatos devem sentar-se em um local bem iluminado
  2. É necessária uma conexão de Internet de pelo menos 1 Mbps
  3. Antes de iniciar os exames, os candidatos devem ter as seguintes extensões do Chrome instaladas no navegador Google Chrome:

Compatibilidade do Sistema

Os alunos precisam verificar as seguintes configurações do sistema antes de fazer o exame:

Sistema operacional
Windows OS and Mac OS
Browsers suportados
Latest version of Google Chrome
Velocidade de internet
>1 Mbps

Processo de Inscrição no Exame

No dia do exame, os candidatos deverão seguir os seguintes passos para iniciar o Monitoramento e suas provas nos respectivos sistemas de gestão de aprendizagem:

Nota: Para alunos que estão aplicando testes no D2L LMS, antes de tentar fazer o Quiz, por favor, clique na ferramenta MPaaS Externa em seu curso e siga as instruções.
  1. Faça login no seu sistema de gerenciamento de aprendizagem.
  2. Vá para o exame/teste do curso em que você fará o exame.
  3. Certifique-se de ter a extensão MPaaS do Chrome instalada em seu navegador.
  4. Depois de instalar a extensão, clique no botão “Tentar Quiz” ou “Fazer Teste” (O nome do botão pode ser diferente de acordo com o sistema de gerenciamento de aprendizagem).
  5. Assim que você clicar no botão Fazer teste, uma tela aparecerá indicando que o questionário foi supervisionado e será monitorado via Mercer | Mettl



  6. Depois disso, clique em “Continuar” para abrir a guia de diagnóstico, onde o sistema passará por um teste automático de compatibilidade do sistema, antes de iniciar o exame.
  7. Na guia Diagnóstico do sistema, primeiro o sistema verifica os testes de compatibilidade do navegador



  8. Em caso de falha, tente iniciar o teste na versão mais recente do navegador Google Chrome.
  9. A segunda verificação no processo verifica se o compartilhamento de tela foi habilitado.
  10. Certifique-se de que a extensão Mettl de compartilhamento de tela do Chrome foi instalada em seu navegador, selecione a tela que deseja compartilhar e clique em “Compartilhar” para prosseguir.
  11. Se você não tiver a extensão Mettl de compartilhamento de tela do Chrome instalada neste momento, será solicitado que você faça isso.


  12. Se você estiver fazendo o teste no MacOS, certifique-se de que, além de instalar a extensão Mettl de compartilhamento de tela do Chrome, você também precisará habilitar as permissões de Compartilhamento de tela em Segurança e Privacidade nas Preferências do Sistema em seu Mac.
  13. A terceira verificação do sistema será para uma webcam e um microfone funcionando. O sistema pedirá permissão para acessar sua webcam e microfone.
Se você não der permissão neste estágio, não poderá iniciar o monitoramento e, portanto, não poderá fazer os exames.


  1. Assim que as verificações do sistema forem concluídas, você entrará na Fase de Autorização do processo.
  2. Aqui, você será solicitado a enviar uma foto sua, bem como uma foto do seu documento de identificação. Depois de concluído, um examinador irá revisar sua identificação e permitir que você volte para o sistema de gerenciamento de aprendizagem, para que você prossiga com o seu exame.



  3. Assim que as verificações do sistema forem concluídas, você entrará na Fase de Autorização do processo.
  4. Se o recurso de Autorização Manual estiver ativado para um questionário, um Fiscal visualizará e verificará as informações enviadas pelo candidato (no Painel MPaaS), somente após sua aprovação o candidato tem permissão para prosseguir.
  5. Nesta etapa, o candidato deve esperar para ser autorizado e aguardar as instruções do Fiscal.



  6. Depois de completar as verificações do sistema e autenticação do documento, a mensagem abaixo aparecerá e você pode agora retornar ao seu sistema de gerenciamento de aprendizagem para começar seu exame.



  7. Ao concluir a verificação do sistema e voltar ao sistema de gerenciamento de aprendizagem, você será notificado de que a sessão de supervisão foi iniciada.
  8. Clique em “Começar o Quiz” para iniciar o seu exame.



  9. Caso os fiscais solicitem algum esclarecimento ou necessitem falar com você, eles o farão por meio do chat presente na tela do exame. Portanto, fique atento a quaisquer notificações de chat de seus examinadores.



  10. Depois de concluir o exame, basta enviar o questionário selecionando “Enviar” e o teste será enviado e o monitoramento também será interrompido.

Como entrar em contato com a Mettl para quaisquer questões/esclarecimentos

Para entrar em contato com Mettl, mande um e-mail para mettl-support@mercer.com ou você pode clicar na ferramenta MPaaS presente em seu curso e seguir as instruções